terça-feira, 23 de novembro de 2010

Eu queria ser especialista...




Projetei um futuro onde estaria sozinha. Um escritório à meia luz, na companhia de uma xícara de café ou escrevendo na redação de um jornal.
Mas a riqueza da troca que as relações humanas proporciona me impediram de casar com a solidão.
Sonhei em saber tudo sobre o sol. O astro maior de um sistema macro. Que aquece, que derrete e faz tudo girar ao seu entorno.
Mas me apaixonei perdidamente pela lua em uma noite em que deslumbrava sua silhueta no céu escuro.
Quis encontrar meu lugar no mundo estudando a História. Saber porque tudo era como é e porque as coisas não eram como, de fato, não são.
Mas encontrei uma série de verdades escritas por aqueles que venceram, apenas. Por aqueles que guerreram carregando cruzes no peito, pelos que gladearam e deceparam vidas em guilhotinas medievais. E assim eu teria sido uma Joana D'Arc sem nem mesmo estar aqui enredando uma história de cinzas e fogueira.
Eu queria ser especialista, publicar artigos em revistas, ser destaque em colunas de jornal, sobressair na sapiência sobre o que não é tão habitual saber.
Mas consolando minha aparente frustração sobre a desespecialização da qual sou especialmente dotada, ouvi dizer que todo o especialista é limitado. Tem respostas absolutas sobre o menor fragmento micro-histórico do que foi tão recortado que tão somente ele vê e sabe.
Hoje eu desejo tudo!
Dedilhar violões, dançar como uma dama de um século remoto uma mistura de polca com valsa, num vestido esvoaçando flores ao vento, ou num tom musical de violino e batidas fortes marcando um quase rock in roll. Ser bem do jeito que sou.
Procuro conhecer constelações e diferenciações poéticas.
Queria me livrar das amarras padronizadas, de uma ditadura do que deve ser belo. E, ao mesmo tempo, reconhecer no reflexo do espelho o que é genuinamente belo e natural em mim e em tudo o que está a minha volta.
Ao final, sou especial quando um pouco de tudo me toca e me encanta.
Quando nada me convence em saber tudo daquilo.
Quando não sei praticamente nada de tudo o que sei.
Esta tem sido a minha especialidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Goste ou não... deixe seu comentário!